domingo, 30 de setembro de 2012

2º dia: Paris

Acordamos por volta das 9 da manhã com alguém "socando" a porta do nosso quarto. Deduzimos que seria a faxineira querendo arrumá-lo. Depois que demos uns berros ela parou. Então levantamos e fomos tomar o café da manhã num bar em frente ao hotel: um
capuccino e um suco de laranja em lata para mim, um chocolate quente e uma massa folhada com maçã para Mary. A conta: 9 euros. Precisávamos comprar um adaptador para a tomada elétrica de nossa câmera fotográfica, pois as tomadas na França são diferentes das nossas aqui no Brasil. Fomos a uma grande loja de departamentos, uns 8 quarteirões do hotel, chamada "Aucham". Não encontramos o que precisávamos nem alguém para nos ajudar. Resolvemos, então, pegar o metrô para visitarmos a região denominada La Defénse. Lá fomos nós e, munidos de nossos "Paris Visite Pass", embarcamos no primeiro comboio que chegou. Quando tentamos validar o ticket, no interior do vagão, a máquina não aceitou. Desembarcamos e tomamos o metrô em sentido contrário: íamos até a estação onde compramos para tentar esclarecer o assunto. Mary passou o ticket dela no terminal e ele foi validado! "Eureka" ! A tarja magnética tem que ser para cima! Por isso não queria funcionar! Descemos e embarcamos novamente no metrô sentido centro. Quando passei o ticket, agora com a tarja para cima, nada... Não foi validado. Desistimos. Vamos assim mesmo, sem validar nada! E se a fiscalização nos pegar? Serão 50 euros de multa para cada um! Resolvemos correr o risco. Nenhum fiscal apareceu e nós descemos calmamente onde pretendíamos. Depois de pensarmosbastante, concluímos que aquela linha onde havíamos embarcado não estava contemplada no Visite Pass que tínhamos adquirido. Então, conhecemos oArco do Triunfo - a vista lá de cima é e-s-p-e-t-a-c- u-l-a-r , passeamos pelos Champs Elisées, estivemos no Museu do Louvre, visitamos as Galeries Lafayette e percorremos as avenidas Lafayette e du ProvenceAlmoçamos "fast food" francesa, claro: tarte de legumes e salade vert.Eu tomei uma cerveja e Mary um chá em lata. A conta: 15€60. Depois continuamos nossa andança e entramos numa loja, pequena, tipo "mil-e-uma-utilidades". Olha daqui, procura de lá, encontrei um jogo de três facas do "Chef", de aço inox, devidamente acomodadas numa embalagem de madeira, por, acreditem, 12 (isso mesmo, doze!) euros! Não tive dúvidas: comprei. Mesmo sem estar precisando... Sabe como é que é, "gastronomia compulsiva"... Mais na frente entramos em outra loja especializada em vinhos e comprei uma garrafinha, daquelas de bolso, de "kirsch", aguardente de cerejas, tradicional na Alemanha (3 €10). O vendedor que nos atendeu falava espanhol e havia estado no Brasil 5 meses atrás! Saímos e pegamos o trem de volta ao hotel, com a intenção de passarmos no supermercado, que fechava às 8:30 da noite, para comprarmos água mineral (é sempre bom ter uma garrafa à mão, mesmo que o hotel não ofereça frigobar, como este onde estávamos hospedados...). Chegamos lá às 8:28 h e já estava fechado! Não adiantou reclamar: o segurança não nos deixou entrar, nemum francês que também estava na porta! Entramos, então, numalan house ao lado do supermercado, passamos e-mails para nossos filhos e para minha irmã, e pegamos um ônibus para chegar ao Aucham (nosso Visite Pass permitia ônibus, lembra?) comprar a água. Lá é mais barato: só 18 cêntimos a garrafa pet de 2 litros! Pretendíamos voltar de trem para o hotel, mas o próximo só daqui a 20 minutos... Fomos a pé, mesmo. Já passava das 9 da noite e estávamos com fome. Entramos num restaurante próximo ao hotel para tomarmos uma sopa antes de dormir mas lá havia uma família comemorando um aniversário, ou sei lá o quê. E a garotada que estava junto fazia uma algazarra que ninguémaguentava! Saímos, pedindo desculpas ao garçon, e entramos numa pizzaria, do outro lado da rua. Solicitamos uma pizza para nós dois e uma garrafa de vinho chianti (na França? Que heresia! Mas foi recomendação do proprietário: para acompanhar um prato italiano só mesmo um vinho italiano...). A pizza estava deliciosa: tinha cogumelos frescos e presunto. Era tudo que precisávamos! Pagamos 35 euros (11,5 da pizza e 20 do vinho mais a gorjeta). Atravessamos a rua e chegamos ao hotel. Tomamos banho, lavamos as roupas "de baixo", uns golinhos dekirsch e fomos prá caminha...