domingo, 30 de setembro de 2012

19º dia: ainda na Praia de Santa Cruz

Acordamos bem cedo e com o pensamento na praia. Realmente esta de Santa Cruz nos surpreendeu, pela beleza, pela organização, pela limpeza e, sobretudo, pelo marzão azul-esverdeado! Aqui também é um paraíso para os surfistas, onde ocorrem campeonatos mundiais. A Praia da Física (!) é a principal para a prática de esportes. Também o body-board e okite-surf são bastante habituais. Várias rampas permitem o acesso de pedestres até as praias, tem estacionamento, bar e, ainda, uma escola de surf. Além disto tudo, também as obras de arte naturais ajudam a embelezaá-la como um todo, haja vista esta "pedra furada" banhada pelo mar! Descemos, tomamos o "pequeno almoço" e voltamos para o apartamento. Enquanto eu lia o exemplar da revista Época, que havia levado do Brasil, Mary fez um reforço em uma das nossas malas, que já estava começando a sentir os efeitos do "embalo" de todos estes dias. Em seguida saimos para mais uma caminhada. Inicialmente passamos num posto dos Correios, onde postamos um exemplar do meu livro, enviando-o para a Natália, lá do Sabugal: esperamos que ela goste! Fomos andando em direção ao sul e o que vimos foram falésias cobertas de blocos de rocha, praias calmas e outras nem tanto. Descemos até a areia e seguimos caminhando por uma espécie de passarela de madeira, a qual acompanha quase todo o litoral da cidade. Interessante, também, é ver como eles se preocupam com os turistas, é só ver a quantidade deguarda-sóis quadrados, instalados na orla, sobre bancos de madeira, para que se possa descansar e apreciar a paisagem (namorar também, claro!). Depois de mais de uma hora e meia de caminhada fizemos um pit-stop num bar, quase que na areia da praia. Nós tomamos uns chopps e comemos uns salgadinhos, enquanto eu escrevi 13 (!) páginas do diário que se transformou neste blog. Mary tentou escutar suas lições deKumon em seu i-pod e, depois, resolveu passar os olhos numarevista de fofocas da sociedade portuguesa. Ela, também, pensou em banhar-se nas águas do Atlântico, mas concluiu queas ondas estavam fortes demais e, sabiamente, resolveu não arriscar, não levando seu plano adiante... Sentadas numa mesa ao lado da nossa estavam 6 senhoras já na "melhor idade" que, enquanto saboreavam seus espressos, "fofocavam" à vontade! Achamos interessante a combinação "praia + espresso"... Dali retornamos ao centro, onde perambulamos pelo comércio, que funcionava mas estava vazio, já que era segunda-feira e a grande maioria dos turistas tinha ido embora ontem. Fomos de volta para o hotel e, enquanto Mary organizava e arrumava as malas, distribuindo o peso entre elas, eu me deitei na espreguiçadeira que havia no quarto e cochilei um pouco... Findas estas tarefas, já eram 8 e meia da noite! Estava na hora do jantar (e nem almoçamos...!). Saimos, então, à procura de um restaurante que estivesse funcionando, lembrando, mais uma vez, que o dia de hoje era o que a maioria deles fecha para folga. Encontramos outra pizzaria, em frente da que havíamos ido ontem. Olhamos o cardápio e, além de pizzas, óbvio, havia vários pratos da culinária portuguesa. Eu arrisquei e fui de "Livrinhos Recheados", que são bifinhos de lombo de porco à milanesa recheados com presunto e queijo, servido com arroz e batatas. Mary foi de comida italiana:Talharim Vegetariano, que veio com brócolis, cogumelos e tomates. Nada de especial, mas comemos muito bem. Bebemos uma garrafa pequena do vinho tinto da casa e finalizamos com um espresso (nada de sobremesas...!) cada um. Pagamos a conta, €24, voltamos ao hotel e nos deitamos para descansar, já que retornaríamos para Lisboa no dia seguinte e precisaríamos estar "em forma", pois teríamos que "enfrentar", dois dias depois, algumas horas de voo não muito confortáveis...